O Pesado Fardo de ser Esposa de Pastor
É muito comum em nossas comunidades cobrarmos das esposas de nossos pastores, atitudes e comportamentos perfeitos. Na verdade, para muitos é absolutamente natural, exigir de nossas irmãs, aquilo que comumente exigimos de nossos pastores. E é pensando assim, que boa parte do povo de Deus estabeleceu em nome da pseudo-espiritualidade, que as esposas de pastores, devam estar presentes no maior número de reuniões possíveis. Para tais pessoas, a mulher do pastor tem que ser apta a coordenar ao mesmo tempo crianças, ministério de louvor, além obviamente de sociedades femininas. Isto sem falar, que a educação dada aos filhos deve ser perfeita, ilibada; e que a sua postura e comportamento devem ser irrepreensíveis, culminando assim com o sorriso constante de alguém que não experimenta crises e problemas. Para piorar a situação, muitas igrejas têm vivido debaixo da tirania da imposição, onde todas as mulheres de pastores eminentemente devem ser ordenadas pastoras.
Queridos, cobrar das nossas irmãs, esposas de pastores, aquilo que Deus não lhes chamou para fazerem ou executarem é no mínimo perverso. É importante que entendamos que muitas delas foram chamadas por Deus, para exercerem plenamente o ministério, no entanto, torna-se imprescindível que também entendamos que boa parte destas, não foram por Deus vocacionadas para exercerem de modo pleno o ministério na casa de Deus. O simples fato de exigirmos com que tais irmãs exerçam aquilo pelo qual não foram chamadas contribui significativamente para o seu adoecimento.
É de fundamental importância que compreendamos que a missão de ser auxiliadora do marido por si só já é dificílima. Isto sem contar o fato de que a esposa do pastor ainda carrega no bojo da vida a sublime missão de ser mulher, profissional, mãe e esposa!
Porque então colocar sobre nossas irmãs um peso que o Senhor não colocou?Minha oração é que o nosso Deus nos ensine a sermos equilibrados, bem como possuirmos bom senso, até porque, tais atributos tornam-se indispensáveis a uma comunidade rica e
saudável.
Pr. Renato Vargens
Olá Nane, acabo de ler o texto do Pr Renato Vargens e até concordo com muita coisa que ele mensiona, no entanto discordo com a imagem que ele passa de que toda igreja é a grande opressora das mulheres esposa de pastores, e que generaliza como vítima dessas igrejas opressoras toda e qualquer esposa de pastor, sabemos que no mesmo universo evangelico ao qual ele se refere temos varios exemplos de mulheres de pastores que quando o Espírito Santo de Deus lhes dão os dons e ministérios elas o exercem com muita propriedade e que são verdadeira bençao para suas igrejas, assim como também para sua família. Aqui na nossa igreja mesmo se formos observar a história das esposas de pastores podemos encontrar esses exemplos com muita frequencia. Incluindo nesses exemplos, você minha irmã. O importante é procurarmos sempre o alvo de igreja adulta espiritualmente que sabe que esposa de pastor assim como qualquer outra mulher também comete pecados e não cabe as igrejas se colocarem na posição de julgadoras. Louvo a Deus pela sua vida e sei que Deus a colocou aqui para ser luz e sal para a vida de muitos. Deus a abençoe.
ResponderExcluir